quinta-feira, 7 de abril de 2011

O GENOMA


O QUE É O GENOMA HUMANO?

É o código genético humano. Em termos genéricos é o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas células. O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomos que, que por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação é codificada pelo ADN (ácido desoxirribonucléico) que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem invariavelmente aos pares - adenina com timina e citosina com guanina. A ordem particular do alinhamento dos pares ao longo da cadeia corresponde à sua sequenciação. Estas seqüências que codificam as proteínas são os genes, que constituem a menor parte do ADN. Para além dos genes, o ADN é constituído na sua maior parte por material genético inativo (97%), o qual aparentemente não possui qualquer utilidade. O genoma é formado por 6.000 milhões de peças. Estudos recentes mostram que material não pode ser desprezado. Coloca-se a hipótese do mesmo desempenhar funções de coordenação e de conservação do ADN. Se todo o DNA de uma pessoa fosse esticado, seria possível fazer uma viagem de ida e volta ao Sol 600 vezes. Hoje em dia, um novo gene (com cerca de 12 mil bases) tem a sua seqüência decifrada em um minuto. A empresa Celera, por exemplo, possui o computador de uso civil mais poderoso do mundo.

PARA QUE SERVE O GENOMA HUMANO?

A utilidade mais evidente e imediata para o genoma humano é a de permitir conhecer as causas da maioria das doenças. O seu conhecimento poderá permitir diagnosticar e curar muitas delas, assim preverem os potenciais riscos das mesmas ocorre em certas pessoas.

O QUE É A SEQUENCIAÇÃO DO ADN?

É o processo que permite determinar a ordem exata dos três mil milhões de pares de bases químicas que constituem o ADN. Esta sequenciação é o ponto de partida para a tarefa de identificar os cerca de 30 mil genes, e perceber como eles se codificam e como ocorre a regulação entre eles.

PODER-SE-Á MUDAR OS GENES DE UMA PESSOA OU MESMO CONCEBE-LAS?

É provável que esta alteração seja possível num futuro mais ou menos próximo. As modificações dos genes dos óvulos ou espermatozóides implicam, todavia, alterações na própria constituição da espécie humana. A possibilidade de concepção de um pessoa existe, mas para isso será necessário descobrir as funções de cada gene.

QUAL A DIFERENÇA GENÉTICA ENTRE DOIS SERES HUMANOS?

A diferença do código genético do homem para o de seu parente mais próximo, o chimpanzé, é de apenas 1,5%. O DNA de homens e dos ratos de laboratório (camundongos), por exemplo, tem mais de 70% de similaridade. Por isso, cientistas consideram a principal questão na pesquisa genómica é descobrir quais as pequenas seqüências de DNA que nos fazem ser humanos. Os seis bilhões de habitantes do planeta dividem 99,9% de seu genoma. Apenas cerca de 0,1% varia de uma pessoa para outra em função da combinação dos genomas dos pais.

Fontes:
http://www.ebah.com.br/melhoramento-genetico-ppt-a63432.html
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3201&ReturnCatID=1798

Nenhum comentário:

Postar um comentário