quarta-feira, 6 de abril de 2011

A genética pode escolher seus amigos



Pesquisadores americanos dizem que podem ter encontrado evidências de um composto genético ligado à amizade.
Os cientistas analisaram seis marcadores genéticos e descobriram que um gene, o DRD2, também associado com o alcoolismo aparecia como algo comum em integrantes de determinados grupos de amigos.
Outro gene, o CYP2A6, associado ao metabolismo de substâncias como a nicotina, aparecia apenas em um integrante de cada grupo de amigos no máximo, sugerindo que a amizade entre pessoas com o mesmo gene não era uma coisa comum.
O motivo exato disso os pesquisadores desconhecem, mas eles acreditam que pode ser um mecanismo de defesa do corpo, pelo menos no caso do CYP2A6 – como em um grupo de amigos é possível encontrar parceiros, o nosso corpo se afastaria de pessoas que estariam suscetíveis aos mesmos problemas do que o nosso, para que esses problemas não sejam transmitidos geneticamente para os filhos.
No caso do DRD2, no entanto, o gene pode não determinar amizades de modo tão direto – basicamente, pessoas que gostam de beber fazem amigos em bares e acabam tendo uma conexão na bebida.
Um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, o Dr. James Fowler da Universidade da Califórnia, acredita que esse é o início da explicação do comportamento humano: os genes poderiam ser a causa pela qual, algumas vezes, gostamos ou não gostamos instantaneamente de algumas pessoas. [BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário